Tipos de Memória
- Ana Batista
- 16 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
Segundo a Teoria da Inteligência Multifocal, a memória humana divide-se em três grandes áreas:
Memória Genética – MG: É única para o comportamento, e responsável por produzir características que influenciam o processo de personalidade e, consequentemente, do desenvolvimento do Eu.
Memória de Uso Contínuo – MUC: é central, é a fonte consciente de matérias-primas para ler, escrever, falar, pensar, interpretar, e realizar todas as atividades intelectuais e emocionais diárias e contínuas. Ela o faz ter seus focos, nutrir suas relações atuais, seus projetos, seus sonhos, seus pesadelos, suas metas e expectativas.
Memória Existencial – ME: é periférica e inconsciente, representa todas milhões de experiências e dados que foram arquivados ao longo da história de cada ser humano. Todas estão lá, embora não sejam resgatados ou lembrados.

Metáfora da Cidade: Os tipos de memória coexistem e interferem reciprocamente, no desenvolvimento da personalidade e da formação do Eu. A genética representa o solo da cidade (estrutura física do córtex cerebral e metabolismo), tudo que é edificado no centro da cidade representa a MUC (consciente) e o que está na imensa periferia da cidade, a ME (inconsciente).
FONTE – Livro 20 Regras de ouro para educar filhos e alunos
Comments