Copiloto Mental 2 - Janelas da Memória
- Ana Batista
- 13 de dez. de 2019
- 1 min de leitura
Conforme vimos anteriormente, a medida que pensamentos e emoções são construídos em nossa mente, são registrados automaticamente na memória do córtex cerebral, proporcionando a abertura das Janelas da Memória: áreas específicas, territórios de leitura, arquivos que se abrem num determinado momento existencial.

O desafio de todo ser humano é abrir o máximo de Janelas nos focos de tensão, mas geralmente as fechamos e reagimos instintivamente, tornando-nos vítimas de raiva, ciúme, fobia, compulsão, necessidade neurótica de poder, dependência, dentre outros cárceres.
Quanto mais se abrem as janelas da memória, mais se expande o grupo de arquivos, mais informações ficam disponíveis e mais chances se tem de dar respostas inteligentes nas situações difíceis.
Tipos de Janelas
Neutras: correspondem mais de 90% de todas as áreas da memória. Contêm bilhões de informações neutras, sem conteúdo emocional, tais como números, endereços, telefones, informações escolares, dados corriqueiros, conhecimentos profissionais...
Light/Saudáveis: são as nossas memórias prazerosas, os elogios que recebemos, as experiências que nos transmitem paz, nutrem nossa autoconfiança e nossa autoestima, nos trazem segurança, afetividade positiva, coragem, discernimento, força, ampliam nossa capacidade de análise e raciocínio, abrem o leque da inteligência.
Killer/Traumáticas: bloqueiam o raciocínio, a lucidez e a tranquilidade. São os traumas, as zonas de conflito no inconsciente, que contêm experiências dolorosas, como medo, angústia, rejeição, perdas, frustrações. “Assassinam” a capacidade do EU em tomar decisões coerentes.
Duplo P: têm duplo poder – de atração e de agregação de todas outras janelas que contenham experiências semelhantes, formando Plataformas que podem ser saudáveis ou traumáticas.
Ana Batista, socióloga.
Fontes:
Livro - Filhos brilhantes, alunos fascinantes
Apostila – Programa Gestão da Emoção
Comments